18 de julho de 2011

A primeira Reunião de Organização

Já na primeira reunião, ocorrida na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no dia 12 de julho de 2011, estavam presentes vinte e uma pessoas, entre elas representantes da SMEC-RG, SMEC-SJN, 18ºCRE, SINTERG, Conselho Municipal de Educação-RG, SINPRO/RS, SESC, UFRGS e FURG.
A reunião iniciou com a fala da Profª.Dra. Maria Renata Alonso Mota – Coordenadora do NEPE, onde apresentou o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da  Infância-NEPE, comentando sobre a inserção do Núcleo desde o início do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, em Porto Alegre. Em seguida, relatou a importância da instauração de um Fórum Regional de Educação Infantil.
A professora salientou que o Fórum não é partidário, mas sim político-pedagógico, tendo em vista que se ocupa com políticas públicas e problematizações que tematizam a educação das crianças pequenas, justificando assim uma organização da sociedade civil em prol da melhoria na qualidade do atendimento a essa faixa etária. 
Apresentou-se também o Fórum Gaúcho de Educação Infantil, além de ressaltar que todos os Fóruns são ligados ao MIEIB - Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil, o que não faz com que eles deixem de ser autônomos. 
- Outras informações importantes tratadas na reunião:
  • Organização e papel de um Fórum de Educação Infantil:
- Envolver pessoas e entidades ligadas à infância e à educação;
- Garantir regularidade nos encontros;
- Pautar questões ligadas à Educação Infantil;
- Incidir nas políticas locais para a E.I;
- Registrar em atas, fotos e vídeos (além do Blog que será atualizado regularmente).

  • Próximas ações:
- Reunião em agosto;
- Ampliação de participantes;
- Organização da carta de princípios;
- Escolha do Grupo Gestor (três pessoas);
- Participação de representantes de cidades da Região Sul;
- Instauração do Fórum - 16 de setembro de 2011, no IX Educação Infantil em Debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário